Pimenta Biquinho


Nome Científico: Capsicum chinese

Família: Solanaceae

Características Morfológicas: De cor vermelha intensa, esta pimenta mede, em média, 3 centímetros de comprimento e alcança, na largura, algo em torno de 1,5 centímetros (na parte maior) e 0,2 centímetros na menor (o tal bico).

Origem: Nativa do Brasil.

Ocorrência Natural: Amplamente cultivada no Sudeste do País.

O nome popular desta pimenta está relacionado ao seu formato. Seu fruto, arredondado, se estreita completamente na ponta, formando o tal biquinho.

Apesar de cientificamente ser chamada de chinese, ela é brasileiríssima e também conhecida por pimenta-de-cheiro. Classificada pelo gênero Capsicum, que apresenta vários tipos de pimenta (perenes) e pimentões (anuais), com numerosos tipos de tamanho, cor, forma de folhas e dos próprios frutos, tem como componente em comum a intensidade da atividade picante.

Esta variedade, particularmente, está sendo bastante difundida em Minas Gerais, antes usada como ornamental e agora empregada no preparo de molhos, peixes e carnes. Também é muito apreciada e encontrada em conservas feitas em garrafas de aguardente, à venda em muitas estradas e vendas mineiras.

Além de serem usadas como condimento, as pimentas deste gênero também são aplicadas como medicamento rubefaciente ativo. Em outras palavras, têm a propriedade de provocar, por contato, um forte estímulo da circulação local, resultando em três reações: sensação de calor, diminuição da dor local e aumento da sensação de conforto.

Tanto que pode ser usada em compressas, emplastros e fricções para dores, torcicolos, luxações, entre outras aplicações.

8 comentários:

A pimenta biquinho, vai muito bem em vários pratos. E na pizza de Calabreza fica uma delícia.

Pimenta biquinho eh boa de qualquer jeito. Pura com uma cervejinha eh uma sensação.

Amo essa pimenta, como sem parar kkkkkk como até pura *--*

Uau que post bacana, adoro essa pimenta eme bateu uma curiosidade de saber mais sobre ela, parabéns pelo post, adorei :)

Amo essa pimenta no sushi, maravilha

Amo essa pimenta no sushi, maravilha

Amo essa pimenta no sushi, maravilha